OSWALDO ARANHA E A DIVERSIDADE



"Você quer uma mãozinha?" 
Turmas envolvidas: 1.301.(Ivana), 1.302 (Rosiméri), 1.303 (Leila), 1.401 (Célia).
O subprojeto surgiu na roda de leitura com o livro "Você quer uma mãozinha?" da autora Nirvânia Carvalho.
Portadora de uma deficiência física, Nirvânia retrata em seu livro, sua história de vida.
Foram trabalhadas questões de valores, auto-estima, valorização dos pessoas portadoras de deficiência física e mental, Bulling.


      Como desfecho do projeto, fizemos uma homenagem à autora Nirvânia Carvalho, com uma exposição de trabalhos dos alunos apresentações de músicas dança "As mãos" ( Patati Patata), oração  " Obrigado, Senhor!", declamação de poesia (jogral), entrevista à autora com perguntas formuladas pelos alunos que emocionada, agradeceu, contando a história do seu livros. Finalizamos com um delicioso lanche.



Livro sobre a diversidade.

        Para desenvolver o trabalho sobre a diversidade trabalhamos com todos os alunos as histórias: "Esta é Silvia", " A felicidade das borboletas" e "Por que somos diferentes?". Estas histórias relatam que apesar de termos diferenças temos que tratar um ao outro com respeito, amor e carinho. Separamos alunos de 5º ano para pontuarem individualmente a respeito de como devemos tratar um ao outro na escola. Depois, cada um expôs o que escreveu, e como os dados, fizemos um único texto que foi o da história que teve como título " Os amigos da diversidade". No turno da tarde a história foi ilustrada pelos alunos do 2º e 5º, lemos a história e cada um ficou responsável por cada parte. Os desenhos foram digitalizados e decorados com o gosto dos alunos.
        O desenvolvimento do trabalho foi muito gratificante, pois os alunos se descobriram autores e ilustradores de um livro e perceberam que com criatividade e boa vontade podem ser bons escritores e ilustradores.